domingo, 4 de novembro de 2007

Perturbações alimentares:

A relação entre os meios de comunicação, em geral a publicidade, em particular a moda, é óbvia. De todas estas influências a que assistimos diariamente, e que trouxeram consigo modificações nefastas no quotidiano de muitas pessoas, mais concretamente nos jovens que antigamente tinham como ídolos os desportistas e actores de cinema, têm agora para si mesmo como factor decisivo na sua felicidade a vida de modelo. Isto devido à propaganda enganosa a que assistem diariamente, vendo esses ídolos usufruírem das melhores marcas de roupa, viagens, riqueza, luxo... No entanto, têm consciência que para atingirem esse objectivo têm de se cingir a normas muito rígidas, que vão muito para além do estilo ou elegância, indo ao encontro de certas medidas corporais cuja principal atracção é a magreza extrema.
Tudo isto tem conduzido ao surgimento de uma das principais causas de suicídio e distúrbios alimentares, como a Anorexia.
Nesta perturbação, os dois pontos cardeais são o intenso medo do aumento de peso, e a procura de magreza através de métodos patológicos, como o vómito auto-induzido, os laxantes e os diuréticos, o exercício excessivo e o jejum. Nesta doença, a auto estima do indivíduo depende, em grande parte, da silhueta e do peso.
“A necessidade de perder peso por parte da pessoa anorética, vem da grande vontade de se sentir fisicamente enquadrada nas exigências sociais.”