quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Dia Mundial da Diabetes!

Celebrou-se dia 14 de Novembro o Dia Mundial da Diabetes. Trata-se de uma campanha global de consciencialização e alerta para este problema, que é, em grande parte, uma consequência dos errados hábitos alimentares enraizados nas sociedades.
Este dia foi criado pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a OMS, e celebra-se a 14 de Novembro porque foi nesta dia que nasceu Frederick Bantin, responsável pela descoberta da insulina, em 1921.
O tema deste ano foi "Diabetes em crianças e adolescentes", e o seu objectivo é lutar para que nenhuma criança ou adolescente fique sem tratamento e morra de diabetes.
Esta campanha aborda todos os anos um tema diferente, e é compartilhada por mais de 190 associações de diabetes e de 150 países!
O Governo Português aproveitou este dia para dar uma excelente notícia a todos os diabéticos, ao anunciar a comparticipação a 100% das "armas" terapêuticas de tratamento desta doença, como as bombas infusoras e a insulina de acção lenta.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Gastamos o que consumimos?

Actualmente é bastante notório a preocupação que as pessoas revelam na relação alimento e suas calorias. Não distante a esse problema, temos a indústria alimentar com poderosas campanhas publicitárias, que apresentam como título atractivo, o contributo calórico do produto alimentar que pretendem vender, muitas das vezes pondo de lado o seu contributo nutricional…
É importante associar sempre a uma alimentação equilibrada, uma ou várias actividades físicas, capazes de compensar a ingestão energética diária.
No sentido de o ajudar a fazer opções saudáveis, propomos que clique nas seguintes frases:

A alimentação e suas calorias;

Gastos energéticos por actividade física.

"Comer bem" é divertido!!

Um outro conceito muito bom de Educação Alimentar, e que se vem desenvolvendo, é dirigido para as futuras vítimas de erros alimentares, as crianças. Baseia-se em manuais on line de educação alimentar, que recorre a inúmeras interacções, onde as crianças podem aprender de uma forma divertida e descontraida. Tem, também, um local para os pais aprenderem e, deste modo, transmitirem as boas práticas alimentares aos seus filhos!
Um bom, exemplo é este site desenvolvido por uma nutricionista brasileira, que sugerimos que visitem...e se divirtam a aprender e brincar sobre alimentação!

Educação Alimentar!

Os problemas relacionados com uma má alimentação são cada vez mais uma realidade, e que se vão tornando, a pouco e pouco e silenciosamente, muito preocupantes. Urge, assim, actuar ao nível de uma educação alimentar mais precisa, mais efectiva e eficiente, que transmita conceitos de boas práticas alimentares, quer a pais e formadores, como ás próprias crianças, alvos de uma má alimentação e futuras vítimas deste problema.
É de louvar as iniciativas que grandes empresas começam a tomar a esse nível, como é o caso da Néstlé. Esta marca lançou, há já alguns anos, o "Projecto Educativo Apetece-me", que se baseia numa proposta às escolas para realizarem um projecto de educação alimentar, com a colaboração do Ministério da Saúde e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Desde então, esta iniciativa tem sido alargada ás várias escolaridades, e em 2005 concretizou já o apoio a cerca de 7.500 professores e 100 mil alunos do 1.º ciclo na abordagem do tema da alimentação, saúde e bem-estar.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Águas ou Refrigerantes disfarçados?


Hoje existem já algumas marcas de águas com características muito diferentes da água a que estávamos habituados (Formas Luso – cientificamente provado que 1l/dia reduz o apetite; Vitalis Elegante com sabor – ajudam a saciar, purifica o organismo, permite melhor absorção do cálcio e magnésio…; Aquafina (lançada pela Pepsi) – remove substâncias que outras águas deixam no seu organismo)
Estas águas tem por isso, segundo as marcas, não só as qualidades indiscutíveis associadas à água bem como a sua importância na nossa vida como ainda trazem características benéficas associadas.
Serão estas realmente melhores que as tradicionais águas? Serão um produto inovador? Trarão realmente as vantagens benéficas que dizem ter?
Vale a pena reflectir sobre a real intenção na criação deste novo tipo de produtos e perguntar: serão realmente água ou refrigerantes disfarçados com objectivo de alcançar novos mercados e mais lucros?

domingo, 11 de novembro de 2007

Manteiga ou Margarina??


Basta uma ida ao supermercado, ou uma vista de olhos em alguma da publicidade que passa nas nossas televisões, e podemos ver muita publicidade a diversas marcas de manteigas, margarinas, margarinas cremosas, em que são realçadas diversas qualidades que elas têm como, rica em ómegas 3 e 6 e vitaminas B6, B12 e ácido fólico, alimenta o cérebro.
Um facto curioso prende-se com o facto da publicidade às manteigas ter decrescido e actualmente praticamente não haver. Isto deve-se ao facto de as margarinas cremosas, sobre a qual existe uma maior publicidade, constituírem a melhor alternativa dentro destes produtos uma vez que não possuem gorduras hidrogenadas, terem menos teor de gorduras saturadas, sendo por estas razões menos prejudicial à saúde que as manteigas.