quinta-feira, 1 de novembro de 2007

De pequenino se torce o pepino!

Especialistas em nutrição recomendaram à Comissão Europeia a adopção de legislação que restrinja ou proíba a publicidade a alimentos durante os programas televisivos dedicados às crianças e jovens. Responsáveis de associações de consumidores recordam que as crianças antes dos sete anos não conseguem distinguir entre a publicidade e a ficção televisiva e que, mesmo as mais velhas, são altamente permeáveis aos anúncios. Num estudo realizado no final do ano passado em França ficou demonstrado que 89 por cento dos anúncios a alimentos exibidos antes, durante e depois dos programas de televisão para crianças eram produtos com altos níveis de açúcar e gorduras, que apenas onze por cento eram produtos com benefícios nutricionais.
Também a endocrinologista portuguesa Isabel do Carmo defendeu uma proibição total deste tipo de publicidade na televisão. A médica considerou estar demonstrado que a auto-regulação não tem funcionado e que é necessário criar legislação específica para o efeito.
É, de facto, de extrema importância incutir bons hábitos alimentares nos mais pequenos, previnindo futuros problemas alimentares!

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente